segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

A evolução... Era cenozóica

Ela divide-se em dois períodos: o Terciário e o Quartenário.
Grandes glaciações acontecem e formam-se as grandes cadeias montanhosas, como Alpes, Himalaia, Andes; surgem os cavalos, pássaros e baleias. É no Terciário, em que os mamíferos começam realmente a evoluírem depois da extinção dos dinossauros. E o mais importante, surge o único mamífero racional no fim desta Era, o homem, o Homo sapiens que até hoje tem o domínio da civilização humana !


 Evolução do homem ...

Você voltaria no tempo para viver esta aventura ?!


Era Mesozóica

Integrada por três períodos denominados como: Triássico, Jurássico e Cretáceo.
Sendo marcado pelo domínio dos répteis, especialmente dos dinossauros que ao longo do tempo evoluem juntamente com os mamíferos.
Mas chegando ao Período Cretáceo, a Pangéia se rompe e os dinossauros acabam que se diversificando e por fim, se extinguindo. Formam-se plantas com flores e o aumento dos depósitos de gás e petróleo.


Era Paleozóica...Eis que a vida evolui !

                                                                                     Seis períodos fizeram parte desta Era.
O primeiro deles foi : Cambriano em que o oxigênio já era mais abundante, possibilitando o surgimento de mais seres, como anfíbios, moluscos e peixes.
Após isso, vem o período Ordoviciano, onde surgem os vertebrados e os recifes de coral.
O terceiro período, chamado de Siluriano foi marcado pelo surgimento das plantas.
O próximo período, Devoniano, esse processo evolui, fazendo com que grandes florestas sejam formadas.
Consecutivamente, Período Carbonífero marcado pela presença de carvão mineral, primeiros insetos e primeiro réptil conhecido.
E por fim, o Período Permiano onde ocorrem extinções em massa e formação da Pangeia ( Gondwana se une a Laurásia). 


Grandes florestas


 

Uma nova descoberta...

A Fauna Ediacara que são invertebrados sem conchas surgiu no Período Pré- Cambriano

O princípio... O Pré- Cambriano

O Período Pré- Cambriano foi dividido em três Eras: Azóica, Arqueozóica e Proterozóica. Na Era Azóica, corresponde ao início da formação do Planeta marcado pela ausência de vida. Na Era Arqueozóica os oceanos são formados no mesmo período em que as rochas magmáticas, sedimentares e o granito foram formados. As primeiras manifestações de vida foram as bactérias, seres procariontes, eucariontes e plantas.
Consecutivamente, na Era Proterozóica, o açoalho oceânico aumenta, além de surgirem as primeiras evidências da glaciação e os primeiros adventos da sexualidade, ou seja primeiros seres reprodutores. Formam-se os vulcões e altas montanhas, além da formação dos grandes depósitos de ferro. Descobre-se uma nova fauna: Ediacara que são invertebrados sem conchas.